Como Seus Melhores Clientes Podem Fazer Seu Marketing Para Você

Não seria ótimo se os seus melhores clientes pudessem fazer o seu marketing para você? A verdade é que os seus clientes podem estar mais propensos a se envolver do que você pensa. Isso pode parecer complicado, mas na realidade, é apenas uma maneira simples de seus maiores fãs ajudarem sua empresa a ter sucesso. Poderia envolver algo pequeno como ter clientes contando aos amigos sobre você. Ou poderia ser algo mais elaborado como ter clientes escrevendo posts em seu blog ou participando de eventos futuros. Aqui estão algumas dicas de como iniciar um programa assim para o seu negócio.

Clientes Podem Fazer Seu Marketing

Defina metas

É importante começar a pensar especificamente sobre como seus fãs podem ajudá-lo. A beleza de um programa de embaixador é que você pode adaptá-lo para o que realmente funciona para você. Isto irá manter o programa estruturado e focado.

Aqui estão alguns exemplos de metas a serem considerados:

  1. Obter mais engajamento online
  2. Encontrar novos clientes
  3. Criar mais conteúdo de marketing

Uma vez que você tem um objetivo específico em mente, pense sobre os tipos de atividades que podem ajudá-lo a alcançá-lo. Por exemplo, se você está tentando criar mais conteúdo de marketing, você pode incentivar os embaixadores a escrever posts ou depoimentos.

Recrute um pequeno grupo

Comece por perguntar sobre o interesse de algumas pessoas que são fãs de sua empresa. Considere as seguintes perguntas:

  1. Você estaria interessado em escrever um depoimento para a gente?
  2. Gostaria de compartilhar o material em mídia social?
  3. Que outros tipos de atividades gostaria de estar envolvido como embaixador?

Você vai descobrir que você pode facilmente ter uma noção do que as pessoas fariam em seu nome simplesmente pedindo. Você pode enviar um simples e-mail para alguns clientes e dizer-lhes que você está pensando em lançar um programa de embaixador. Ou perguntar-lhes pessoalmente. Muitas vezes as pessoas ficam lisonjeadas em oferecer uma opinião e se envolver.

É claro que muitas empresas não tem certeza de quem seriam seus melhores defensores. Uma maneira simples de recrutar um pequeno grupo de embaixadores é colocar um formulário em seu site ou página de mídia social. Você também pode pedir às pessoas para responder uma pesquisa por email.

Inclua algumas perguntas como:

  1. Por que você quer ser um embaixador para o nosso negócio?
  2. Por que você seria um bom embaixador?
  3. Quais os tipos de atividades de marketing que gostaria de participar?

Então você pode selecionar os embaixadores que se encaixam às suas necessidades e criar uma comunidade de elite e entusiasta.

Crie uma comunidade

Você verá muito mais envolvimento e participação se os embaixadores puderem se falar e trocar ideias. Você pode criar um senso de comunidade, um evento ou festa para embaixadores para que eles possam conhecer uns aos outros. Você também pode criar grupos, fóruns ou listas de discussão.

Reconheça e recompense

Quando as empresas ouvem a palavra “recompensa”, o dinheiro é muitas vezes a primeira coisa que vem à mente. Isso parece caro e insustentável, mas a primeira regra de recompensas para os programas de embaixadores é:

Você não tem que premiar embaixadores com dinheiro!

Muitas vezes, as recompensas não-monetárias vão mais longe. Você poderia:

  1. Convidar seus embaixadores para experimentar um novo produto
  2. Oferecer algum produto gratuito
  3. Oferecer brindes exclusivos
  4. Convidar para um evento especial

Meça e otimize

É importante ver o que está funcionando a cada mês, e otimizar de acordo com o que está envolvendo seus embaixadores e dando resultados. Pode dar uma olhada no que os seus embaixadores estão fazendo na maioria das vezes. Se eles gostam de compartilhar nas redes sociais, em seguida, dar-lhes mais oportunidades para o fazer. Ou você pode querer enviar um pequeno questionário aos embaixadores depois de alguns meses e perguntar quais as atividades que mais gostam e se eles têm algumas ideias adicionais.

Se você se concentrar no que está trabalhando e também introduzir novas atividades para manter embaixadores envolvidos, você vai ter um programa de contínuo sucesso.

 

Comece a pensar em um objetivo de negócio ou de marketing que você está tentando atingir. Em seguida, pense na lista de atividades que embaixadores poderiam fazer para ajudá-lo a atingir esse objetivo. Quando estiver pronto, você pode começar o contato com os potenciais embaixadores e iniciar seu programa.

Via Blogs Constant Contact

Os Números do Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é um campo único que ainda está em constante desenvolvimento, e este post apresenta algumas informações importantes sobre seu estado atual, bem como para onde ele está indo. (Fonte: The 2014 Benchmark Report on B2B Content Marketing and Lead Generation)

  • 91% das empresas B2B usam o marketing de conteúdo para encontrar novos clientes, enquanto que apenas 36% usam para reter os clientes existentes
  • Os três principais objetivos de investir em conteúdo são brand awareness, geração de leads e tráfego para o site
  • 35% dos profissionais de marketing B2B sentem que seus esforços de marketing de conteúdo não são bem sucedidos
  • Quase 3/4 dos profissionais de marketing relataram que os tipos mais utilizados de conteúdo em marketing B2B são na forma de estudos de caso e white papers
  • 82% querem aumentar a quantidade e a qualidade de leads com suas ações
  • O aspecto mais comumente terceirizado no marketing de conteúdo é a produção de textos
  • Menos de 8% dos profissionais de marketing B2B usam ads no Twitter e no Facebook para distribuir seu conteúdo
  • Quase todos usam divulgação direta para distribuir seu conteúdo de marketing
  • Menos da metade dos profissionais utiliza testes A/B em suas ações
  • 89% concordam que o conteúdo de terceiros é percebido como mais transparente do que o conteúdo de marca e 76% concordam que produz mais leads de qualidade
  • A maioria das empresas aplicou de 20 a 40% dos orçamentos de marketing em conteúdo no ano passado, e 63% planejam aumentar isso no próximo ano
  • 81% dos comerciantes cita a capacidade de criar conteúdo atraente como um dos maiores desafios do marketing de conteúdo

 

Como Usar as Mídias Sociais para Fechar Mais Vendas

Raramente um fenômeno tem o tipo de efeito sobre a cultura e os negócios como as mídias sociais. Dizer que as mídias sociais revolucionaram completamente o marketing seria pouco. As mídias sociais podem realmente ser uma ferramenta muito útil para os negócios, mas como usar as mídias sociais para fechar mais vendas?

Como Usar as Mídias Sociais para Fechar Mais Vendas

Na pressa de passar a frente dos concorrentes, é possível ver as mídias sociais como uma ferramenta mágica que será a resposta para todas as nossas dores de cabeça e dilemas de marketing, o que não é verdade. Uma estratégia de marketing eficaz requer uma série de ferramentas empregadas em conjunto.

Essas ferramentas não terão sucesso se você tentar usá-las de forma isolada. Você precisa de sinergia em seu marketing online, então use suas ferramentas em conjunto, faça com que se complementem.

Por exemplo uma construtora não utiliza apenas uma marreta para construir uma casa, ela usa uma variedade de ferramentas úteis. Da mesma forma, quando você está construindo o seu marketing online você precisa considerar uma série de ferramentas.

Assim como a construtora usa as ferramentas certas, no momento certo, ela também ignora as erradas. Você deve fazer o mesmo, inclusive com as mídias sociais. Assumindo que os seus clientes potenciais usam as mídias sociais, você quer estar presente nos mesmos canais que eles e evitar os demais.

Use as mídias sociais também como ferramenta de escuta e pesquisa. Preste atenção ao que os potenciais clientes estão dizendo sobre o seu produto e sobre seus concorrentes. Ouça suas conversas para saber mais sobre o que os move e sobre os seus problemas e como eles podem resolvê-los.

Escutar é uma parte importante do marketing online e as mídias sociais podem ajudar você a ser mais eficaz no que faz, mas obviamente a mídia social também permite falar. É uma ferramenta ideal para dizer ao mundo, especialmente seus clientes potenciais, que você existe.

É clichê, mas é verdade; as pessoas compram daqueles que conhecem, gostam e confiam. Você pode usar as mídias sociais para construir a confiança nos corações e mentes dos potenciais clientes.

Use as mídias sociais para construir e manter sua marca na mente de seus leitores. Lembre-se que quando encontram pela primeira vez a sua marca, seja em mídia social ou através de um motor de busca, muitas vezes eles não estão prontos para comprar.

Vamos dizer que eles descubram hoje sobre o que você pode fazer por eles, mas eles estarão finalmente prontos para fazer uma compra daqui a seis meses. Será que eles vão lembrar de você? Será que eles vão comprar de você? Ou eles vão te esquecer completamente e comprar de um de seus concorrentes?

Somente em casos específicos as marcas conseguem efetivamente vender por meio da mídia social, mas é por meio da mídia social que você vai direcionar o público para seus canais de venda.

Em resumo, o que você vai fazer é direcionar o tráfego das mídias sociais para seu site, blog ou loja. É importante que essas páginas que recebem seu público sejam planejadas especificamente para isso.

Faça páginas específicas, sem ruídos ou distrações dessa forma você converte visitantes em compradores.