Que Branding?

O termo Branding, mal compreendido, tem sido usado para explicar qualquer coisa, infelizmente, muitas vezes de forma errônea, muitas vezes deturpando a real finalidade e objetivo do conceito. Neste “guest post”, Paulo Peres dá início a uma série de artigos que visam esclarecer o conceito e suas aplicações. Hoje temos como convidado o Consultor de Marcas e Blogueiro há mais de 7 anos, Paulo escreve artigos sobre Branding, Gestão e Inovação no Blog Abrandando.

Branding

Para fazer as pessoas entenderam o que é algo novo, é preciso apresentá-lo de uma maneira palatavel. Para isso, podemos dar nossa visão de mundo ou nos valermos de interpretações acadêmicas para reforçar ou pontuar. A nossa visão individual do mundo muda a forma como vemos as coisas, sempre.

Branding é uma abordagem de gestão que propõe aumentar o valor da marca, fomentando uma cultura que decida, comunique, interaja e propõe produtos, serviços ou experiências, considerando a marca e seus valores, seu principal ativo. Esta é a minha humilde opinião sobre o que é esta disciplina. Cada um tem sua leitura conforme a sua vivência, olhar, sensibilidade e prática. Contudo penso que cada vez mais sua interpretação tem evoluído ao longo do tempo.

O grande ponto em quem propõe mudar sua empresa de uma empresa orientada ao marketing, ou ao produto é fazer com que sua cultura interna crie condições para que toda vez que você for decidir algo, criar um produto ou serviço ou comunicar, você vista os ‘óculos da marca’, para então mantenha uma decisão autêntica, clara e perceptível aos olhos do público interno e dos seus consumidores. Mas para isso é necessário a revisão de seus valores, e estratégias para que as mesmas se tornem coerentes e diferenciadoras. Não só adicionando novas funcionalidades a um produto, mas mantendo a ambição de criar um diálogo, a empatia e uma relevância para as vidas das pessoas.

É fácil seguir a onda do momento ou obter respostas mais rápidas quando as empresas investem toneladas de dinheiro em propaganda de TV ou RP. Um outro ponto a ser discutido é: tudo constrói marca. Tudo. Todas as suas ações que são passíveis de julgamento comunicam alguma coisa para seus funcionários, fornecedores ou consumidores. Por isso, temos que sempre pensar de forma profunda sempre quando buscamos construir uma marca, adotar alguma medida interna, alguma política com funcionário, ou como vamos investir nossos recursos internamente.

Para alguns os funcionários se tornam seus principais ativos, não tiro sua razão, contida a forma como eles trabalham são baseados majoritamemte numa cultura, e quando está se torna muito forma-quando com uma marca forte, ela se torna maior do que os próprios funcionários. Mas claro, eles são indispensáveis e merecem extrema atenção.

Existem grandes benefícios que dão a condição de (estar) Marca um status importante par um pequeno e médio empresário. Os benefícios de se adotar uma abordagem de gestão orientada pela marca são:

  • aumentar sua blindagem no mercado diante de novos entrantes,
  • aumentar a possibilidade de ter ganhos de preço unitariamente,
  • atrair talentos (baseado no que a marca acredita),
  • aumentar o poder de barganha com fornecedores e linhas de crédito,
  • aumentar a lembrança de marca e integração de compra,
  • ganhar força de mercado para criar alianças de mercado (co-Branding),
  • alinhamento de significados e experiências em todos os pontos de contato,
  • aumentar a Identificação e indicação por parte do consumidor
  • aumentar o valor de mercado e atração de investimentos e investidores, e etc.

Quando o empresário não investe na marca da sua empresa, ele perde uma possibilidade de realçar suas diferenciações para o mercado, falar quem ele é realmente de forma clara, profissional e alinhada, construir uma cultura (e funcionários) que não decidam e avaliem apenas pelo seu olhar individual ou ‘de mercado’, que geralmente são decisões momentâneas e oportunistas. Mas sobretudo, hoje em dia investir em marca é criar legitimidade na visão do consumidor para mudar comportamentos e facilitar a vida das pessoas e empresas.

Um empresário que opta por gerenciar sua marca assume uma postura para o mundo, porque adota que a marca é sua maneira de olhar o mundo e ela é calcada fortemente pela clareza de seus valores, pela clareza de sua missão e gerenciamento da estratégia de marca adotada.

Saber para onde ir, todos querem, mas saber para onde ir baseado mais internamente do que externamente (o mercado), é adotar que você revisa e olha para dentro antes de comunicar. Ou seja, precisa SER, antes de COMUNICAR.

Para isso, o empresário precisa criar a capacidade autocrítica de revisar e ser fiel ao que acredita (seu valores, sua essência), e baseado nisto ser capaz de orientar, ensinar, treinar, orientar e gerenciar sua empresa. Tudo são sinais. Tudo comunica.

Agora, uma pergunta crucial: Como gerencio uma marca?
Está pergunta cria ruídos porque varia conforme a maneira do empresário enxerga sua marca. Majoritariamente existem três alternativas: um escritório de design (ou de publicidade), uma consultoria de Branding ou totalmente internamente (aqui, as vezes começa-se com o auxílio de uma consultoria especializada inicialmente). Qual é a melhor? Qual é a maneira recomendável?

Idealmente quando a gente está doente, procuramos um médico especialista que nos prescreve um medicamente direcionado para aquela dor, e continuamos ao longo do tempo um tratamento, com intervalos maiores até você gerenciar o tratamento mais independente. É o mesmo caso do Branding. Idealmente é melhor consultar e diagnosticar com uma consultoria especializada. Onde, a partir dela, você como empresário se enxerga melhor, enxerga melhor sua empresa e começa um processo de construção de entendimento, alinhamento e implementação, da estratégia, dos valores, da decisões e sobretudo de como se comunica e contrata.

Peçam aos consumidores para descreverem um produto de uma marca, e muito provavelmente eles não irão descrever os termos, símbolos ou designs da marca. Eles irão responder com adjetivos que descrevem as qualidades das marcas. Marcas são reconhecidas e entendidas em um nível emocional, posicionamento pelo qual seus fundadores conceberam.
– Arnold

Percebe que marca é muito maior que um logo simplesmente? “Ser” uma Marca é porque você teve a capacidade de encontrar seus diferencias, mostrar eles de forma diferenciadora e inovadora, e sempre será uma maneira de dizer ao mundo porque você é melhor e pode ser o melhor fornecedor daquele produto para o consumidor.

Amplie a mente sobre as potencialidade de se investir em Branding e aumente seu desempenho no mercado.


 

10807833_10202963714803267_1666541013_nPaulo Peres é consultor de branding independente dedicado a estudar e impulsionar a inovação, o design de serviços e a cultura corporativa das empresas. Cujo propósito é: “Ajudar empresas a se enxergarem melhor para construir melhores futuros lucrativos, sociais e inovadores.” Mantém o Blog Abrandando. Adora um bom café e acreditar que sempre existem outras maneiras que não descobrimos ainda.
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7 Dicas para sua Landing Page Gerar mais Leads

Se o tráfego para sua landing page é bom, mas a geração de leads está parada, faça essas alterações hoje!

Landing Page

1. Use Bullets

  • Breve
  • Direto ao Ponto
  • Envolvente

Entendeu? Bullets ajudam a tornar a leitura mais fácil, o que aumenta o desempenho de uma landing page.

2. Mude o Título

O título deve sempre começar com um verbo de ação. Se isso não acontecer, mude agora. Se já é assim, tente mudar o verbo que você está usando ou refazer completamente toda a frase.

Diga exatamente o que é que você quer que eles façam e qual é a oferta. Se você pode dizer-lhes brevemente O QUE fazer e POR QUE, esta é a fórmula vencedora.

3. Corrija seu Formulário

Você está pedindo demais? O formulário deve pedir apenas as perguntas necessárias, e a profundidade de informação que você precisa deve ser proporcional ao valor da oferta. Por exemplo, se você está oferecendo simples check list, você pode apenas pedir o nome e endereço de email de uma pessoa. Se é uma pesquisa de 100 páginas, você pode pedir o nome da empresa, número de telefone, endereço, cargo…

A apresentação do formulário também é importante, um formulário deve estar sempre na primeira metade da página.
Se não está, mude imediatamente!

Mude o texto de seu botão. Não use “enviar”. Escolha outra palavra com uma conotação mais positiva para o seu botão. Algumas alternativas incluem “obtenha o seu agora”, “download”, “comece aqui”, “envie minha proposta”.

4. Altere sua Imagem Principal

Se você não tiver uma, adicione uma que vai junto com a oferta. Se você já tem uma, tente modificá-la para ser mais relevante. No caso de eBooks coloque a imagem da capa para as pessoas saberem exatamente o que esperar.

5. Remova todas as Distrações Desnecessárias

Elementos como o menu de navegação, siga-me, CTAs, etc., não devem estar na página. Se você tiver qualquer um desses itens na página, você deve se livrar deles imediatamente. Não dê aos seus visitantes uma maneira de sair da página antes de converter!

6. Promova suas Páginas

A mídia social é um ótimo lugar para promover suas páginas. Isso pode ajudá-lo a obter alguns bons leads e também aumentar o seu envolvimento na mídia social. A audiência de hoje espera grandes efeitos visuais. Considere a criação de uma série de imagens para cada oferta de conteúdo e compartilhe todos, especialmente se o seu público está no Pinterest.

7. Verifique CTA para pouso página de alinhamento

Este é mais simples do que parece. Se os seus botões, imagens e links de apelo à ação prometem “10 maneiras de impressionar seus convidados em seu próximo jantar!” Sua página de destino deve usar linguagem e imagens similares. Se clicar nesse link leva a uma página que oferece em vez disso, “12 receitas para um verão divertido” há uma grande desconexão. Neste ponto, você já perdeu a confiança e interesse de seu visitante. Lembre-se disso quando mudar seus CTAs e a mensagem da landing page.

Via Business 2 Community

Instagram para Marketing B2B

Junto com a crescente popularidade de conteúdo visual, o Instagram está se tornando uma plataforma mais lógica para Marketing B2B. Com 150 milhões de usuários ativos, que são 15 vezes mais engajados do que com o Facebook, o Instagram pode ser usado como uma vantagem da sua empresa.

Enquanto Instagram já é destaque como uma plataforma social para profissionais de marketing B2C, há muitas maneiras diferentes de utilizar o Instagram para o marketing B2B. Aqui estão algumas ideias sobre como começar.

Instagram para Marketing

Estratégia

Comece por determinar a direção que sua empresa quer seguir. Depois de definir a sua estratégia, você vai começar a ter uma ideia de que conteúdo deve postar. Por exemplo, se você está atualmente no processo de recrutamento, pode postar algumas fotos internas da empresa e de colegas de trabalho para mostrar por que sua empresa é única e um lugar agradável para se trabalhar.

Uma vez que você descobriu quem são os influenciadores em seu mercado, então você provavelmente vai ser capaz de encontrar o seu público baseado fora de quem está seguindo. Interaja com influenciadores e seu público para construir relacionamentos e expandir sua presença de marca.

Relacionamentos

Não importa o segmento da sua empresa, você ainda pode se relacionar com o seu público, mantendo suas mensagens visuais e envolventes.

O uso de hashtags estende seu alcance e coloca seus posts em categorias pesquisáveis para seus usuários.

Cultura

Deixe o público dar uma olhadinha no que você faz durante o trabalho. Isso dá a você a chance de compartilhar sua história de várias maneiras, mostrar o seu conteúdo educacional, ou promover o que você está fazendo na comunidade.

“Regram”

Outra maneira de criar conteúdo enquanto se envolve ativamente com a comunidade seria o “regram”. Se usado de forma seletiva, esta é uma boa maneira de diferenciar o conteúdo que você está postando enquanto expondo uma nova perspectiva sobre a sua marca.

Criatividade

As opções são infinitas. Além de promoções, concursos e jogos, tem o Instavideo, que é um clipe de 15 segundos, que está no mesmo formato quadrado como suas fotos. Isso permite postar clips informativos sobre a história de uma marca ou de seus produtos e serviços.

O Instagram dá as marcas uma forma visual de se comunicar com seu público e uma oportunidade para se envolver emocionalmente de uma forma que não pode ser feito em outras plataformas. Compartilhe sua história de negócios para expor a cultura dos funcionários e responsabilidade social corporativa, o Instagram tem muitos caminhos benéficos que sua marca pode tomar.

Via Business 2 Community